A Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre comemorou, na tarde do dia 29, o dia Internacional dos Mantenedores da Paz, prestando uma homenagem aos bravos homens e mulheres que atuaram e seguem atuando pela manutenção da paz mundial.Estiveram presente Veteranos Fuzileiros Navais membros da AVCFN SR SUL, Veteranos Paraquedistas e Veteranos do Instituto Boinas Azuis.
A data evoca o dia 29 de maio de 1948 , quando as Nações Unidas criaram a operação para supervisão do cessar- fogo na guerra Árabe-Israelense. Esta foi a primeira missão de manutenção da paz da ONU.
O Brasil tem uma longa história de participação em operações de paz. Em 1950, militares de nossas forças armadas integraram o Batalhão de Suez, unidade de infantaria destinada a evitar confrontos entre forças Egípcias e Israelenses.
Desde então, estivemos presentes em diversas missões de paz, dentre as quais destacamos a participação brasileira em Moçambique, Angola, Timor Leste, Haiti e Líbano .
A crescente e exitosa participação das tropas brasileiras nas diversas Missões de Paz demonstra o importante papel assumido pelo Brasil como ator global nos assuntos afetos à paz e segurança internacionais.
Desde 2004, o Brasil lidera o componente militar da missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti, a MINUSTAH, desempenhando importante papel na reconstrução daquele País.
Os membros brasileiros de operações de manutenção da paz são frequentemente referenciados de maneira respeitosa e elogiosa, o que comprova seu elevado grau de profissionalismo e dedicação no cumprimento de suas missões.
Texto: Moacir Aymone
Fotos: Jorge Vargas Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário