quinta-feira, 16 de outubro de 2025

 

Veteranos são homenageados pela Capitania Fluvial de 

Porto Alegre

Na manhã serena de 16 de outubro, às nove horas, o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Flávio Firmino dos Santos, reuniu veteranos da Marinha do Brasil, militares da ativa e funcionários civis para uma Cerimônia Alusiva ao Dia do Veterano, celebrado no último 10 de outubro.

Após a execução do Hino Nacional, que ecoou com emoção pelo salão da Capitania, o Comandante dirigiu palavras de gratidão aos veteranos da AVCFN Seção Regional Porto Alegre e a todos os antigos marinheiros e fuzileiros que compareceram ao evento.

Em seguida, foi lida a Ordem do Dia da Marinha, um tributo solene àqueles que, com disciplina, coragem e amor à Pátria, dedicaram parte de suas vidas ao serviço naval. A data celebra o espírito de camaradagem e o legado dos que, ao longo dos anos, ajudaram a moldar a história e a honra da Marinha do Brasil.

Em seu discurso, o Comandante recordou os veteranos do passado, homens e mulheres de coragem que deixaram suas marcas nas ondas do tempo, e citou uma frase que ressoou entre os presentes como um hino à memória:

“Mãos que construíram a nossa história.”

Essas palavras tocaram fundo nos corações, relembrando que o mar jamais esquece aqueles que o serviram com bravura.

A cerimônia foi encerrada com um clima de respeito e emoção — uma manhã em que o presente reverenciou o passado, e a memória dos que serviram à Pátria voltou a brilhar como o reflexo do sol sobre as águas do Guaíba.

E assim, quando o silêncio retomou o cais e as bandeiras voltaram a repousar, parecia que o vento carregava consigo o eco dos veteranos — navegando sereno pelas correntes do tempo, guardando no horizonte o eterno juramento de servir ao Brasil.

MARINHA DO BRASIL
Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente.

Texto: José Moacir de Souza Aymone
Fotos: Capitania Fluvial de Porto Alegre




















Nenhum comentário:

Postar um comentário