sábado, 9 de maio de 2009

AVCFN SR PORTO ALEGRE VISITA NAVIO PATRULHEIRO BABITONGA


Visita Navio-Patrulha Babitonga.

Durante recente passagem do Navio-Patrulha Babitonga, da Marinha do Brasil por Porto Alegre, a AVCFN fez uma visita ao mesmo.
Atracado no Cais Mauá, do porto da Capital, o mesmo foi visitado na tarde do dia 09 de maio. Lá foi possível não só um passeio pelo seu interior. Onde constatou-se o ótimo padrão de acabamento desta embarcação de origem britânica. Como também ocorreu a troca de experiências. O principal ponto de discussão variou sobre a experiência em missões de patrulha. Onde a Marinha do Brasil opera em conjunto com outro órgão do governo brasileiro. Isto se deveu a existência, a bordo do Navio-Patrulha, de uma embarcação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – IBAMA. Neste caso a Marinha auxilia o IBAMA na fiscalização da atividade pesqueira no interior da Lagoa dos Patos, ao mesmo tempo em que vistoria a documentação das embarcações. Coibindo a pesca predatória. E evitando a utilização de embarcações por pessoas não habilitadas para tal.
Por parte dos fuzileiros, foi lembrado a experiência destes em missão de patrulha no Rio Uruguai. No tempo em que lá estiveram localizados diversos destacamentos do então Grupamento de Fuzileiros Navais de Uruguaiana. E que não foram poucas as vezes em que os mesmos apreenderam embarcações suspeitas. Retendo-as até que uma equipe da Receita Federal ou Polícia Federal lá chegasse para verificar a situação de mercadorias ou pessoas.
Na despedida, foi feito um agradecimento especial ao oficial de serviço pela gentileza de ter permitido a visitação. Já que o navio não estava aberto à visitação pública.

Texto e Fotos: Carlos César Reis de Oliveira
Membro da Sociedade Amigos da Marinha – Porto Alegre.




Um comentário:

  1. Olha realmente após olhar este blog, senti um frio na espinha ao lembrar do áureos tempos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Uruguaiana, quanta lembrança. Um abrç a todos

    ResponderExcluir