Em cerimônia ocorrida no dia 11 de maio, na sede do 5º. Distrito Naval, cidade de Rio Grande, o Vice-Almirante Arthur Pires Ramos passou o cargo ao Vice-Almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos.
Nos dois anos e cinco meses que comandou o 5º. Distrito Naval, o Almirante Pires Ramos marcou profundamente aqueles que o conheceram. Pessoa calma e educada prestigiou a todos os seus subordinados participando ativamente da vida das organizações militares a ele subordinadas. Sua presença nas passagens de comando, das unidades a ele subordinadas, é a prova mais visível deste respeito e consideração. Nas festividades alusivas ao Corpo de Fuzileiros Navais, não raro vestiu o uniforme camuflado. Incorporando o espírito guerreiro, do combatente anfíbio. Aos veteranos do CFN sempre se dirigiu como “meus veteranos”.
Não é sem motivo, que para descrever a personalidade do Almirante Pires Ramos um oficial o fez da seguinte forma:
“O Almirante é como uma grande engrenagem, que gira lentamente, e cujo movimento parece imperceptível. No entanto, todas as demais engrenagens, a ele acopladas, giram em velocidade muito maior, para poder acompanhar o seu movimento”.
Neste momento, a AVCFN – SR – Porto Alegre, agradece ao Almirante Pires Ramos, não só todo o apoio e atenção dispensada, mas o prazer de tê-lo conhecido. Sua presença no comando do 5º. Distrito Naval também nos influenciou. Desejamos ao Almirante sucesso em sua nova missão como diretor do Pessoal Militar da Marinha.
Ao Vice-Almirante Fernandes, desejamos tudo de bom. E nos colocamos a sua disposição , como veteranos que somos para o fortalecimento da mentalidade marítima e do Brasil.
Adsumus.
Texto e fotos: Carlos César Reis de Oliveira, membro da Sociedade Amigos da Marinha – Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário