quarta-feira, 2 de junho de 2010

AVCFN SR PORTO ALEGRE PRESENTE EM RIO GRANDE NO 25º ANIVERSARIO DO GRUPAMENTO DE FUZILEIROS NAVAIS

25º ANIVERSÁRIO DO GRUPAMENTO DE FUZILEIROS NAVAIS DO RIO GRANDE E CONCLUSÃO DO ESTÁGIO PARA HABILITAÇÃO A SARGENTO E-HAB-SG I/2010
Em cerimônia realizada no dia 02 de junho no Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande alusiva a conclusão do Estágio para Habilitação a Sargento E-HAB-SGI/2010 e para cerimônia alusiva ao 25º Aniversário do GptFNRG foi presidida pelo comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos. O Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, Capitão-de-Fragata (FN) Glenio Ricardo Gadas de Matos recebeu convidados civis e militares. O Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande iniciou, em 1983, com a assinatura do Decreto Presidencial nº 88.074 de 28 de janeiro do mesmo na data.

Também se fizeram Presentes os Veteranos da AVCFN SR Porto Alegre com seu presidente FN RM2 José Moacir de Souza Aymone e o presidente Nacional da AVCFN Vice Almirante (FN)Fernando do Nascimento.
A história do GptFNRG é de apenas 25 anos mas a história do CFN na Região Sul é bem mais antiga e remonta à década de 40, quando em 1948 foi criada a 6ª Companhia Regional de Fuzileiros Navais, com sede a cidade de Florianópolis – SC, tendo sido o primeiro efetivo do Corpo de Fuzileiros Navais na região sul do Brasil. em 2 de fevereiro de 1955, foi criada a 7ª Companhia Regional de Fuzileiros Navais, com sede em Uruguaiana-RS. Em 24 de outubro ano de 1957 as 6ª e 7ª Companhias Regionais de Fuzileiros Navais foram desativadas e as duas companhias unificadas, dando origem ao Grupamento Regional de Fuzileiros Navais do 5º Distrito Naval, com sede na cidade de Uruguaiana-RS, permanecendo naquela cidade até o ano de 1976. Neste período, foram mantidos ativos os destacamentos em Itaquí, São Borja, Porto Lucena, Barra do Quarai, São Marcos, Vila Garruchos, Porto Xavier, Porto Mauá e Alto Uruguai, marcando a constante presença dos Fuzileiros nos pampas, preservando a segurança das fronteiras no sul do país.


Texto: Glenio Ricardo Gadas de Matos – Capitão-de-Fragata(FN)-Comandante





3 comentários:

  1. Sou da T II/ 88 do GptFnRg, onde fica a Associação dos Veteranos?

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de manter contato com veteranos do ano,cegudo pelotão de fuzileiros formados em uruguaiana rs. servi dois em são borjas mais seis meses em vila garrucho,hoje moro em são paulo sp sou comerciante aposentado tenho 75, anos mas tou be de saude,pratito exporte.com agraça de Deus.aqui vai os meus gmail e fones [11]30345139] ou 988-587047/ armunhoz87@gmail.com

    ResponderExcluir