domingo, 14 de novembro de 2010

1º ENCONTRO DE VETERANOS FUZILEIROS NAVAIS DO RIO GRANDE DO SUL






1º ENCONTRO DE VETERANOS FUZILEIROS NAVAIS DO RIO GRANDE DO SUL - URUGUAIANA/RS - 2010

A cidade de Uruguaiana foi no dia 14 de novembro de 2010, a sede do 1º. Encontro dos Veteranos Fuzileiros Navais no RS. O evento foi fruto da parceria entre a AVCFN SR Uruguaiana, nossa anfitriã, da AFUSMAR (Uruguaiana), da AMIRCAN (Rio Grande), e da AVCFN SR Porto Alegre. Amparadas pelo apoio institucional indispensável da ACVFN – Brasil e pelo Comando do 5º. Distrito Naval por meio do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande e da Delegacia Fluvial do Rio Uruguai.

Sobre o encontro fazemos questão de assinalarmos a sua singularidade. Muito mais do que um encontro de Veteranos Fuzileiros Navais, ele foi o primeiro realizado sob a chancela da AVCFN, no RS. A AVCFN é uma instituição reconhecida pela Marinha do Brasil, como representante oficial dos Veteranos Fuzileiros Navais. Ao mesmo tempo, ao agregar a presença de outras associações de veteranos da Marinha do Brasil, o evento amplia sua abrangência e sua importância. Pois reaproxima colegas de farda, e cria a possibilidade uma maior integração entre as instituições.

Também é digno de nota, e por isto aqui assinalamos o grande apoio dado pela Marina do Brasil na realização do evento. O encontro de veteranos possui uma grandeza e uma significação própria. Quando deste encontro participam de forma ativa, em caráter oficial, pessoal da ativa, esta grandeza e significação são em muito ampliadas. Cria-se um elo entre o passado, o presente e o futuro. Propicia-se não só o reviver as lembranças, mas a troca de experiências. Possibilita aos mais velhos ver o quanto o CFN mudou para melhor, sem perder sua essência. E aos mais jovens, que ainda não são veteranos, a melhor compreender a sua realidade como fruto de uma longa história. Construída ao longo de gerações e gerações de Fuzileiros Navais.

Como ensinamento pode dizer que a semente plantada com a criação da AVCFN SR Porto Alegre germinou e esta a crescer. A prova disso é o seu desmembramento e a criação da AVCFN SR Uruguaiana; as diversas atividades já realizadas, e este que foi o maior dos eventos o 1º. Encontro dos Veteranos Fuzileiros Navais no RS. A AVCFN têm orgulho de fazer parte desta história de união, e amor pelo que nos é mais precioso e nobre, o amor e respeito ao Corpo de Fuzileiros Navais.

ADSUMUS!

Participação: AVCFN Rio de Janeiro, SR Porto Alegre, SR Uruguaiana, ASFUMAR (Clube Naval Uruguaiana), Amircam Rio Grande, Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande.

Apoio: 5º Distrito Naval, GptFNRG, ASFUMAR, AVCFN Rio.Organização: AVCFN SR Uruguaiana, SR Porto Alegre.


Texto: Carlos Cesar de Oliveira

Fotos: Veteranos CFN

























































































2 comentários:

  1. UM ORGULHO VER O SO BOTTARO E DEMAIS SEMPRE COM O GARBO E HONRA

    PARABÉNS MESTRES

    ResponderExcluir
  2. Tenho orgulho de ter participado de tal grandiosidade de evento, ADSUMUS, presentes camaradas.

    ResponderExcluir