terça-feira, 29 de maio de 2012

DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM PORTO ALEGRE CONVIDA SR SUL PARA COMEMORAÇÕES PELO DIA INTERNACIONAL DOS MANTENEDORES DA PAZ

DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM PORTO ALEGRE COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DOS MANTENEDORES DA PAZ


A Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre comemorou, na tarde do dia 29, o dia Internacional dos Mantenedores da Paz, prestando uma homenagem aos bravos homens e mulheres que atuaram e seguem atuando pela manutenção da paz mundial.Estiveram presente Veteranos Fuzileiros Navais membros da AVCFN SR SUL, Veteranos Paraquedistas e Veteranos do Instituto Boinas Azuis.
A data evoca o dia 29 de maio de 1948 , quando as Nações Unidas criaram a operação para supervisão do cessar- fogo na guerra Árabe-Israelense. Esta foi a primeira missão de manutenção da paz da ONU.
O Brasil tem uma longa história de participação em operações de paz. Em 1950, militares de nossas forças armadas integraram o Batalhão de Suez, unidade de infantaria destinada a evitar confrontos entre forças Egípcias e Israelenses.
Desde então, estivemos presentes em diversas missões de paz, dentre as quais destacamos a participação brasileira em Moçambique, Angola, Timor Leste, Haiti e Líbano .
A crescente e exitosa participação das tropas brasileiras nas diversas Missões de Paz demonstra o importante papel assumido pelo Brasil como ator global nos assuntos afetos à paz e segurança internacionais.
Desde 2004, o Brasil lidera o componente militar da missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti, a MINUSTAH, desempenhando importante papel na reconstrução daquele País.
Os membros brasileiros de operações de manutenção da paz são frequentemente referenciados de maneira respeitosa e elogiosa, o que comprova seu elevado grau de profissionalismo e dedicação no cumprimento de suas missões.

Texto: Moacir Aymone
Fotos: Jorge Vargas Martins




























Nenhum comentário:

Postar um comentário