segunda-feira, 2 de março de 2015

CRÔNICA DO VETERANO JOSÉ VILMAR MEDEIROS

VELHOS CARNAVAIS
Ao revisar meus alfarrábios como é meu costume, encontrei como seguidor do meu BLOG, o BLOG do SACOMUCHO, de uma turma dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, que como Eu, escreve sob tudo e sob todos.
        O meu contentamento foi tanto, que passei a rememorar alguns fatos dos meus tempos de Fuzileiro e entre tantos resolvi escrever a respeito dos carnavais do passado e do presente...
ONTEM
carnaval era um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da idade média.
O período do carnaval era marcado pelo adeus á carne ou carne vale, dando origem ao termo carnaval.
Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares, cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo.
Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.
HOJE
A Escola de Samba Filhos do Mar foi uma das primeiras escolas criada por nós Fuzileiros, na Sociedade Laço do Amor em Uruguaiana e a partir dela, foram influenciados muitos carnavais na fronteira do Brasil com a Argentina. Na nossa época o carnaval por estas bandas era olhado de forma diferente, o Grupamento de Fuzileiros Navais ao ser implantado em Uruguaiana, mudou completamente o conceito de como se fazer carnaval.
Foram implantados os blocos de sujo, que durante o dia desfilavam pelas ruas da cidade, fazendo um aquecimento para as noites burlescas.
Além da primeira escola com um verdadeiro ritmo carioca, fundamos um bloco composto por 300 participantes, todos calçavam um par de tamancos que passavam dos pés para as mãos dos componentes do bloco e estes acompanhavam o ritmo da bateria, batendo um tamanco no outro, o que anunciava a presença do bloco por toda a cidade com barulho ensurdecedor.
A partir dessa escola e desse bloco, foram fundados outros tantos em toda a costa do rio Uruguai tais como: Barra do Quarai, São Marcos, Itaqui, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Xavier, Porto Soberbo, Alto Uruguai e Alvear cidade Argentina.
 Somos felizes em ter feito parte dessa época e com certeza os Veteranos que lerem esta crônica, sentir-se-ão honrados com esta lembrança e recordarão os bons tempos.
Quando vejo o sucesso e aonde chegou o carnaval Uruguaianense, não posso deixar de mencionar nomes, como o ZÉ DA HORA, SUCURI, VELUDO, QUARENTINHA, BOLA SETE, COLOMBINO, ROMILDO, CENTO E QUATRO, SUIFT, e tantos outros Fuzileiros que vindos do Rio de janeiro na década de 50, foram os fundadores das primeiras Escolas de Samba daquela cidade, com a ginga e a malandragem carioca.
Se Paris, foi o modelo do carnaval do passado, os componentes do Grupamento de Fuzileiros Navais da Marinha de Guerra do Brasil, foram os inspiradores do carnaval do presente que hoje Uruguaiana exporta com muito orgulho para o futuro.
Orgulho este que me faz chegar às lágrimas por ter sido integrante desses VETERANOS, que certamente não são mais lembrados.
S. do Livramento, 02 de março de 2015
José Vilmar de Medeiros-
VETERANDO DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário