No dia 27 de maio, foi realizada com antecedência na Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, a cerimônia alusiva ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, com data de comemoração 29 de maio.
O evento, presidido pelo Comandante da Capitania dos Portos em Porto Alegre, Capitão-de-Fragata Jayme Tavares Alves Filho, contou com a participação dos seus subordinados e dos Veteranos da AVCFN SR Porto Alegre, Paraquedistas do Exército Brasileiro e da Legião Estrangeira. Estavam presentes 2 “boinas azuis” que já serviram em missões de paz das Nações Unidas.
O Comandante Jayme explanou sobre a presença de militares da Marinha Brasileira em Operações de Manutenção da Paz. “Atualmente, a Marinha, utiliza meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais no apoio logístico ao contingente brasileiro, participa de uma Força de Paz no Haiti que tem como propósitos criar condições para estabilização e segurança daquele país. Em todas essas missões, nossos Oficiais e Praças, superando inquietudes, preocupações e incertezas decorrentes da ausência de seus lares e, sobretudo, os dissabores dos conflitos, compreendem o significado e a relevância de suas tarefas, conscientes de estarem zelando pelo bem comum e colaborando no processo diplomático e no restabelecimento da ordem social”.
A data de 29 de maio foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, significando o reconhecimento aos militares, homens e mulheres, possuidores de extrema dedicação e coragem, que participaram e continuam participando em Missões de Paz, enobrecendo o nome de seus países, dentre eles o Brasil, e a memória daqueles que perderam suas vidas, contribuindo na intermediação necessária para o fim das hostilidades.
Texto: Rio Grande em Fotos e José Moacir de Souza Aymone
Fotos: Marinha do Brasil e Samuel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário