sexta-feira, 27 de maio de 2011

AVCFN SR PORTO ALEGRE PARTICIPA DO DIA INTERNACIONAL DOS MANTENEDORES DA PAZ


DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM PORTO ALEGRE CELEBRA DIA INTERNACIONAL DOS MANTENEDORES DA PAZ
 
No dia 27 de maio, foi realizada com antecedência na Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre, a cerimônia alusiva ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, com data de comemoração 29 de maio.
O evento, presidido pelo Comandante da Capitania dos Portos em Porto Alegre, Capitão-de-Fragata Jayme Tavares Alves Filho, contou com a participação dos seus subordinados e dos Veteranos da AVCFN SR Porto Alegre, Paraquedistas do Exército Brasileiro e da Legião Estrangeira. Estavam presentes 2 “boinas azuis” que já serviram em missões de paz das Nações Unidas.
O Comandante Jayme explanou sobre a presença de militares da Marinha Brasileira em Operações de Manutenção da Paz. “Atualmente, a Marinha, utiliza meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais no apoio logístico ao contingente brasileiro, participa de uma Força de Paz no Haiti que tem como propósitos criar condições para estabilização e segurança daquele país. Em todas essas missões, nossos Oficiais e Praças, superando inquietudes, preocupações e incertezas decorrentes da ausência de seus lares e, sobretudo, os dissabores dos conflitos, compreendem o significado e a relevância de suas tarefas, conscientes de estarem zelando pelo bem comum e colaborando no processo diplomático e no restabelecimento da ordem social”.
A data de 29 de maio foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz, significando o reconhecimento aos militares, homens e mulheres, possuidores de extrema dedicação e coragem, que participaram e continuam participando em Missões de Paz, enobrecendo o nome de seus países, dentre eles o Brasil, e a memória daqueles que perderam suas vidas, contribuindo na intermediação necessária para o fim das hostilidades.

Texto: Rio Grande em Fotos e José Moacir de Souza Aymone
Fotos: Marinha do Brasil e Samuel.












Nenhum comentário:

Postar um comentário