sábado, 21 de março de 2009

1º. ANIVERSÁRIO AVCFN-SR SUL – PORTO ALEGRE

1º. ANIVERSÁRIO AVCFN-SR SUL – PORTO ALEGRE.
A passagem do primeiro aniversário da AVCFN-SR SUL Porto Alegre foi comemorada em um almoço no dia 21 de março. O encontro contou com a presença de diversos associados, familiares e convidados. E teve continuação na sede da mesma, onde foi cantado os parabéns, para a AVCFN e para os aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e março.
Nas palavras do seu presidente e vice-presidente José Moacir Aymone e Sérgio Bottaro, respectivamente, foram relatados os fatos relevantes deste primeiro ano de existência. O trabalho de divulgação executado se deu em dois sentidos. O primeiro visando à ampliação do quadro interno da AVCFN; e o segundo de tornar do conhecimento público a existência da mesma.
No trabalho de ampliação do quadro interno, foram feitos contatos em Uruguaiana, Rio Grande e na própria região metropolitana de Porto Alegre; desta ação, o núcleo histórico de Uruguaiana, sede do antigo Grupamento de Fuzileiros Navais, aderiu à idéia. Inicialmente os mesmos se integraram a SR-Porto Alegre. E que recentemente acabaram por constituir-se como um núcleo independente, fato que muito orgulha a SR SUL-Porto Alegre, pois indica que o trabalho realizado teve pleno êxito. Além do mais, a criação de um novo núcleo no Estado do Rio Grande do Sul permite a divisão do trabalho de divulgação e busca de novos associados. O principal benefício desta nova realidade é que trabalhando em uma área menor, será possível desenvolver um trabalho de melhor qualidade.
Já os contatos na cidade de Rio Grande, sede atual do Grupamento de Fuzileiros Navais, ainda se encontram em fase inicial. No entanto foi possível identificar uma grande possibilidade desta cidade em breve vir a ter um novo núcleo da AVCFN. Esta realidade se deve não só pela existência de grande número de veteranos, mas também pelo interesse externado de muitos praças que lá servem atualmente.
O trabalho de divulgação externa da AVCFN também obteve alguns fatos de destaque. E este se evidencia por ela já estar sendo convidada a participar de eventos públicos. A participação nos mesmo acaba por fortalecer sua imagem, e permite um contato direto com autoridades e representantes de instituições e organizações públicas e privadas.
Na oportunidade também foi tornado público o reconhecimento realizado pela Federação das Associações das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP, ao trabalho da AVCFN. E que se materializou com o recebimento de uma condecoração.
A reunião também contou com o recebimento, das mãos do Sr. Ricardo Freire, da GRAFONSOS Veteranos Pára-quedistas, de um exemplar da publicação Almanaque Grafonsos, por eles editada. A integração de ambas as associações de veteranos foi destacada como ímpar, pois ambas compartilham do espírito de patriotismo e da valorização da unidade entre os veteranos.
O fechamento do encontro se deu com o convite a todos os associados que participem ativamente das futuras atividades. Somente com a participação crescente de seus associados é que a mesma poderá ser identificada não como um pequeno grupo, mas como um grupo ativo e atuante. E que todos devem se empenhar na busca de novos associados, pois é preciso ampliar o quadro atual, já que com a criação da SR – Uruguaiana ocorreu a migração de associados para aquele novo núcleo da AVCFN.

Texto e fotos: Carlos César Reis de Oliveira,
Membro da Sociedade Amigos da Marinha – Porto Alegre

Um comentário:

  1. Meu amigo Solom (Mão Branca)por onde tu andas?
    Veja o Site do "Saco Mucho"
    www.sacomucho.blogspot.com vai ver muitas fotos do pessoal de nossa turma.
    Fraterno Abraço.
    Lucena

    ResponderExcluir