quinta-feira, 12 de março de 2009

COMEMORAÇÃO DOS 201º ANIVERSÁRIO DO CFN EM RIO GRANDE

Comemoração dos 201º. Aniversário do CFN em Rio Grande.
No dia 12 de março o Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande abriu suas portas para a comemoração do 201º. Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. A cerimônia cívico-militar presidida pelo Vice-Almirante Arthur Pires Ramos, comandante do 5º. Distrito Naval, contou com a presença de vários convidados civis e militares. A AVCFN-SR SUL PORTO ALEGRE, lá esteve presente com uma representação, a convite especial do próprio comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande, Capitão-de-Fragata Sérgio Luiz Frizoni. Que fez questão de inserir os veteranos no corpo da tropa por ocasião do desfile de encerramento da cerimônia cívico-militar.
Tal convite foi recebido com grande orgulho pelo grupo, não só pelas lembranças pessoais que isto acarretou a cada um. Mas principalmente pela valorização e reconhecimento que gesto desta natureza produziu no corpo da tropa. Aos veteranos o singelo gesto indicou o reconhecimento do trabalho, da dedicação que os mesmo empregaram ao CFN em sua juventude ou ao longo de grande parte de suas vidas. Aos atuais fuzileiros, o ato foi um indicativo de que ser fuzileiro é participar de uma nova família. Que pode e deve transcender ao período de serviço militar.
A ocasião também foi palco da entrega da premiação da Operação Cisne Branco / 2008. Na qual o jovem estudante da 7ª. série do ensino fundamental, Fábio Ribeiro, primeiro colocado na região do 5º. Distrito Naval recebeu das mãos do Vice-Almirante Arthur Pires Ramos sua merecida premiação. O esforço e a sensibilidade deste jovem estudante, que é deficiente visual, foi destacado como exemplo a todos os presentes. De que esforço e dedicação é a chave do sucesso.
O evento também foi mais uma oportunidade da AVCFN-SR SUL POA de fazer contato com a grande comunidade de veteranos desta cidade. Reafirmando seu interesse em congregá-los sob uma bandeira única e de expressão nacional.

Texto e fotos: Carlos César Reis de Oliveira
membro da Sociedade Amigos da Marinha – Porto Alegre.

Um comentário:

  1. Grande participação da AVCFN-SR SUL,meus parabens por estas fotos do evento.
    Espero que ao verem tais fotos mais
    companheiros se juntem a nós vindo a fazerem parte de nossa Associação

    ResponderExcluir