sábado, 6 de junho de 2009

AVCFN-RS PORTO ALEGRE NO 24º ANIVERSÁRIO DO GRUPAMENTO DE RIO GRANDE




Aniversário do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande.

Sábado, dia 06 de junho, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande promoveu um almoço com a família dos Fuzileiros Navais. No qual foi possível reunir militares, seus familiares, veteranos e amigos em um evento ímpar. Onde a integração e a confraternização foram a tônica da ocasião. Neste evento, a AVCFN-SR SUL Porto Alegre se fez, mais uma vez, presente. Consolidando os laços de amizade entre as diversas gerações de fuzileiros que lá se encontraram.

Como nas demais vezes, a recepção aos veteranos foi muito calorosa. Não só no que diz ao apoio de alojamento concedido; mas principalmente pelo fato dos mesmos possuírem colegas ainda na ativa. E que nas conversas possibilitam um rejuvenescimento de todos. Ao relembrarem fatos passados da vida de caserna. Estas lembranças, compartilhadas com gerações mais jovens são motivo de alegria. Pois demonstra que há algo de comum a todas as gerações de soldados fuzileiros navais. E que a experiência de vida que estes estão tendo, não difere em muito da também vivida pelas gerações que os antecederam.

No tocante a festa em si, ela contou com o trabalho eficiente de um conjunto de assadores. Que serviram a carne assada em espetos e no modo mais tradicional. Onde o animal é assado inteiro. E que traz boas e distantes recordações, junto aos veteranos oriundos do interior do Rio Grande do Sul. Reforça também o vínculo dos fuzileiros nascidos nas diversas regiões do interior do Brasil. Cuja atividade rural é uma constante. E que não se limita ao Sul, mas também ocorre com grande força nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Às crianças foi disponibilizada uma série de equipamentos e atividades de lazer. Onde as mesmas puderam distrair-se em brincadeiras. Como toda festa de aniversário, ocorreu também a entrega de presentes. Neste caso o sorteio de brindes e lembranças aos presentes.
O Capitão-de-fragata Frinzone, comandante do grupamento e anfitrião da festa, fez questão de dirigir sua palavra a todos. Ressaltando a alegria de ali estar, comandando tropa de tão elevado valor, e recebendo em sua casa seus familiares, os veteranos do CFN e os demais amigos. Ressaltou a importância de eventos desta natureza. Onde a família e a comunidade podem ver e melhor compreender a importância do trabalho executado pelo CFN. Acrescentou que ainda este ano será feita uma marcha da tropa entre as cidades de Rio Grande e do Chuí. Cuja execução esta prevista pare ocorrer no mês de dezembro, perfazendo a distância de 201 Km. Tal evento baseia-se no já realizado pelo CFN ligando as cidades do Rio de Janeiro a Brasília. E que a mesma esta sendo organizada e planejada para incluir em parte do seu trajeto a presença de veteranos.

O comandante Frizone agradeceu a presença dos membros da AVCFN-SR SUL Porto Alegre. Que lá se fez presente em mais um dos eventos organizados pelo grupamento. Sabe que por motivos de saúde e financeiros nem sempre é permitido à presença de um grupo maior. Mas ressaltou que o pequeno grupo ali presente representa toda a comunidade a ele vinculada. E será um difusor do entusiasmo ali presente entre os demais. Motivando-os a participarem nos futuros eventos. A todos os presentes ele lembrou que “o soldado de ontem é o veterano de hoje, assim como o soldado fuzileiro naval de hoje será o veterano do amanhã”.

A ausência notada no evento coube a recém criada AVCFN– SR Uruguaiana. Que não se fez presente por nenhum de seus integrantes. Havia uma grande expectativa da presença deste grupo, o almoço no “Salão Uruguaiana”, chegou a ser retardado, mas em respeito aos convidados presente acabou sendo servido. Neste sentido ficou visível a decepção causada.
Texto: Carlos César Reis de Oliveira, membro da Sociedade Amigos da Marinha Porto Alegre.
Fotos: José Moacir de Souza Aymone, Jorge Vargas Martins e Sergio Omar Duarte Bottaro.






Placa em Homenagem a aniversário do Grupamento

Jantar oferecido pela AMIRCAN à AVCFN-SR Porto Alegre

A noite de 06 de junho, em jantar realizado na sede da AMIRCAM, na cidade de Rio Grande, seu presidente, José Antonio Chaves, recebeu a delegação da AVCFN-SR SUL Porto Alegre. Lá comunicou a boa notícia de que esta instituição fora contemplada, pela Prefeitura Municipal com a doação de um local para instalação de sua sede própria.

Na ocasião também foi trocado idéias sobre a participação de ambas organizações no tradicional desfile de 20 de Setembro na cidade de Uruguaiana.

A AVCFN – Porto Alegre fica feliz em compartilhar do espírito de união e amizade com a AMIRCAM. Instituição irmã na preservação dos espírito naval. E que neste sentido tem mantido um contato próximo e produtivo.

Texto: Carlos CésarReis de Oliveira, membro da Sociedade Amigos da Marinha – Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário