segunda-feira, 7 de setembro de 2009

COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA PÁTRIA 2009

FOTOS DO DIA 01 DE SETEMBRO



Parada da Mocidade

A Parada da Mocidade, tradicional evento da Semana da Pátria de Porto Alegre, reuniu várias escolas públicas e privadas e entidades civis em um desfile cívico na ensolarada manhã do dia 05 de setembro. Durante sua realização A AVCFN SR – POA através de seu presidente FN RM2 Aymone, pode mais uma vez alargar seu contato com a Delegacia da Capitania do Portos de Porto Alegre, por meio do seu Delegado CF Pereira. Que juntos mostraram a bandeira da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais à comunidade.

Texto e Fotos: Carlos César Reis de Oliveira
Membro da Sociedade Amigos da Marinha – Porto Alegre.




Veteranos na Guarda de Honra do Fogo Simbólico.

Na manhã do dia 05 de setembro, junto ao Monumento do Expedicionário, local onde se encontrava aceso o Fogo Simbólico da Semana da Pátria, a AVCFN SR – POA, juntamente com o GRAFONSOS (veteranos pára-quedistas), compartilharam-se na guarda do Fogo Simbólico.

Localizado em ponto nobre da cidade, o Parque Farroupilha é local muito visitado nos finais de semana. E é o ponto central do início e do término dos festejos da Semana da Pátria. Com isto um grande e curioso público pode ver, sentir e compartilhar do sentimento patriótico dos veteranos que lá se encontravam. Dentre estes se destacam os Escoteiros, que havidos por informações referentes a ambas entidades foram companheiros de longas conversas. Chegando a solicitar informações sobre como proceder no correto posicionamento das bandeiras estaduais, Na formatura da topa e da guarda de honra junto ao fogo simbólico. Fato que prontamente foi respondido pelos que lá se encontravam e que dominavam este conhecimento.

Para dar a oportunidade de todos os que lá se encontravam de participar da guarda de honra, a cada meia hora a mesma era substituída. Sendo que no final todo o grupo reuniu-se para fazer um registro histórico. E com isto eternizar a recordação do bom momento que lá viveram. Inspirados pelo patriotismo e aquecidos pela energia da eterna juventude do Fogo Simbólico.

Texto e fotos: Carlos César Reis de Oliveira
Membro da Sociedade Amigos da Marinha – Porto Alegre










Desfile Militar de 7 de Setembro em Porto Alegre


Pelo segundo ano consecutivo a AVCFN SR – POA participou do desfile militar de 7 de setembro na cidade de Porto Alegre. Ao contrário do ano passado onde o clima mudou drasticamente, fazendo com que os veteranos desfilassem de manga curta em um dia extremamente frio, neste ano o clima foi mais ameno. Dispensando a utilização dos suéteres especialmente confeccionados para o evento.

O destacamento concentrou-se às 8 horas da manhã e desfilou no conjunto das instituições coordenadas pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul. Vestindo camiseta vermelha com gola amarela, calça caqui e o tradicional gorro, a formação lá presente foi passada em revista pela comandante Militar do Sul e pela governadora do Estado, Sra. Yeda Crusius.

Após a abertura do desfile, os veteranos foram uma das primeiras representações a desfilar. Posteriormente a representação da Marinha do Brasil desfilou. O primeiro contingente da ativa foi composto por militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande. Este sendo constituído de pelo comandante do destacamento, corneteiro, oficiais carregando a Bandeira Nacional e a do Corpo de Fuzileiros Navais, e sua guarda de honra, e por um pelotão de Fuzileiros Navais. O segundo contingente foi composto por marinheiros oriundos da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Alegre, e pela guarnição do Navio-Balizador “Comandante Varella”. O terceiro contingente novamente foi composto por Fuzileiros Navais, que desfilaram suas viaturas na avenida.

A cerimônia teve na tribuna de honra a presença do excelentíssimo Sr. Vice-Almirante Pires Ramos, além de integrantes do seu Estado-Maior, do Sr. Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, CF Pereira, e do CT Abreu, comandante do NB “Comte Varella”.

É importante ressaltar que a cidade de Porto Alegre também recebeu a presença do Navio-Patrulha “Babitonga”, que lá esteve aberto a visitação pública. Sendo que sua tripulação foi destacada para participar do desfile militar na cidade de Novo Hamburgo.

Terminado o desfile, já na área de dispersão, a pedido do CF Frinzone, foi feita uma fotografia reunindo os integrantes da Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e os Fuzileiros Navais do GrupFNRG.

Texto e fotos do desfile militar: Carlos César Reis de Oliveira,
Membro da Sociedade Amigos da Marinha – Porto Alegre.Foto dos Veteranos e dos Fuzileiros Navais juntos:






Um comentário: