quarta-feira, 16 de setembro de 2009

EXPOSIÇÃO "EM DEFESA DE VALORES COMUNS"

AVCFN SR Porto Alegre prestigia Exposição “Em Defesa de Valores Comuns”



O Consulado Geral da Polônia, com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre inaugurou a exposição “Em Defesa de Valores Comuns”. Na qual se conta a trajetória de luta do povo polonês, em busca da independência, do reconhecimento de seu Estado, e da liberdade de sua população.

Composta de inúmeros painéis é possível de ser ver a épica luta contra o totalitarismo. Que manifestou-se sob a forma do nazismo, fascismo, e comunismo. A beleza da composição dos painéis, aliada ao fino traço dos desenhos que compõe a história das artes e da propaganda no século XX, produz uma agradável sensação ao visitante. E acaba por apresentar uma armadilha a quem lhe vê, rapidamente. O ideal é que o visitante a veja mais de uma fez. Possibilitando que todas as riquezas de suas imagens amadureçam. E a cada nova visita, novos detalhes possam ser percebidos, revelando significados antes escondidos.

Sua inauguração oficial ocorreu na noite do dia 16 de setembro. Na Galeria dos Arcos, espaço interno da Usina do Gasômetro. Presente esteve a consulesa geral da República da Polônia em Curitiba, Sra. Dorota Joanna Barys, que lá recepcionou a todos os convidados. Dando especial atenção aos integrantes da comunidade polonesa do Estado do Rio Grande do Sul, e aos veteranos da Força Expedicionária Brasileira. A AVCFN SR POA lá esteve presente, com seu presidente José Moacir de Souza Aymone e vice-presidente Sergio Omar Duarte Bottaro.

A exposição permanecerá aberta ao público, de terça-feira à domingo, das 9h às 21 horas, até o dia 13 de outubro.

Texto e Fotos: Carlos César Reis de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário