sábado, 20 de dezembro de 2008

Confraternização de Final de Ano da AVCFN SR Sul – Porto Alegre

No dia 20 de dezembro, ocorreu na sede Regional Sul da AVCFN um encontro de confraternização, reunindo a comunidade dos Fuzileiros Navais e seus amigos. Embora não tenha sido possível reunir a todos, os que lá estiveram representaram diversas gerações de Fuzileiros Navais.
Com menos de um ano de existência no Rio Grande do Sul, o balanço feito foi altamente positivo. Segundo o Sr. Sergio BOTTARO, vice-presidente, o desmembramento da AVCFN – SR Sul – Porto Alegre, será em muito benéfico ao fortalecimento da Associação em si. Na atualidade a área de atuação compreende a todo o Estado. Fato que não permite um trabalho detalhado e eficiente na localização, motivação, e reunião dos veteranos. Em breve, com a criação de uma sede em Uruguaiana, a AVCFN terá um novo núcleo. Localizado em uma região historicamente muito importante. Pois foi Uruguaiana, por muitos anos, a sede da unidade dos Fuzileiros Navais no Sul do Brasil. A previsão é de que o mesmo seja presidido inicialmente pelo veterano Sr. Jorge Newton ROSSINI. E com isto o mesmo possa dar atenção á área compreendida pelo rio Uruguai. Principal área de atuação histórica dos Fuzileiros Navais, que patrulhavam nossa fronteira com a Argentina. Garantindo a segurança e evitando o contrabando nos dois sentidos.
Um dos fatos interessantes que marcou o encontro, e que revela uma particularidade regional, é o laço de amizade existente entre os veteranos. Isto não se deve somente pela formação militar, mas por muitos terem Uruguaiana como terra natal. Não raros são os casos de fuzileiros que para lá foram designados, terem constituído família com moradores de Uruguaiana, o que os tornou filhos desta terra.
No grupo dos convidados amigos, destaca-se os integrantes do Grafonsos – Veteranos Pára-quedistas, e a Sociedade Amigos da Marinha – Porto Alegre. Os pára-quedistas, em maior número, fizeram uma pequena apresentação musical. Cantando seu hino, fato que motivou aos veteranos fuzileiros a entoarem o hino na Vanguarda.
Da integração dos grupos o acertado é que haverá no futuro próximo ações conjuntas. Cujo objetivo seja, não só de fortalecer e divulgar as instituições; mas realizar atividade de cunho cívico-social, valorizando o patriotismo de uma forma geral.
O fechamento do encontro se deu com uma homenagem aos aniversariantes do mês e com as palavras do seu presidente regional, José Moacir de Souza AYMONE, que destacou a importância da união dos Veteranos desde a fundação da SR. E também da caminhada do grupo no ano de 2008 agradecendo a colaboração apesar das dificuldades e dando boas vindas aos novos que estão chegando para AVCFN. Também agradeceu a presença dos Pára-Quedistas, o Membro da SOAMAR e os familiares dos Veteranos, pela presença na primeira festa de confraternização de fim de ano da AVCFN e desejando um 2009 cheio de realizações e que os objetivos sejam alcançados para elevar o nome da Associação nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. ADSUMUS

Texto: Carlos César Reis de Oliveira e José Moacir de Souza Aymone
Fotos: Carlos César Reis de Oliveira
Membro da Sociedade Amigos da Marinha de Porto Alegre

2 comentários:

  1. Olá!! Sou sobrinha do Sr Sérgio Bottaro.
    Parabéns pelo blog e tb pela iniciativa!!
    Sucesso sempre
    Valquíria Bottaro

    ResponderExcluir
  2. Aqui está uma parcela de Combatentes Anfibios,fuzileiros navais dos Pampas. "ADSUMOS" . Sergio Bottaro(V.Presidente)

    ResponderExcluir